Inovação

UFPel lança Programa de Moradia Para Estudantes Internacionais

Iniciativa visa conectar alunos estrangeiros de pós-graduação com anfitriões do Município que desejam locar um dormitório

Foto: Divulgação - UFPel - Programa da universidade busca criar um banco de dados para oferecer acomodações aos alunos estrangeiros

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou um Edital para cadastrar interessados em hospedar estudantes estrangeiros de pós-graduação, docentes ou técnicos durante sua estadia na Instituição. O objetivo do Housing - Programa de Moradia Para Estudantes Internacionais é criar um banco de dados para oferecer acomodações aos alunos estrangeiros, promover um ambiente intercultural e facilitar a adaptação desses estudantes ao País e ao Município. As inscrições estão abertas até 2 de janeiro.

No total, chegaram em março, 40 estudantes de 23 países diferentes. Para recepcionar uma dessas pessoas, o interessado deverá preencher um formulário e possuir um espaço com as condições especificadas no edital lançado pela UFPel. As informações irão para um banco de dados de acomodações e serão cruzadas com particularidades de cada discente. O anfitrião poderá cobrar aluguel e desfazer o acordo quando desejar. Além disso, antes dos estrangeiro chegarem, o locatário poderá realizar uma entrevista e manter comunicação on-line para conhecê-lo melhor.

"Nesse momento é apenas um cadastro que pode ser desfeito a qualquer momento, se o anfitrião quiser. Não passamos nenhum contato sem a autorização prévia.Antes nós entramos em contato com o anfitrião e vamos descrever o estudante encontrado", explica a coordenadora do departamento de Relações Internacionais da UFPel, Renata Bielemann. Os candidatos a anfitrião devem ter pelo menos 18 anos e residências que ofereçam pelo menos um quarto disponível, em boas condições para acomodação, dentro dos limites do município de Pelotas. As inscrições estão abertas até 2 de janeiro de 2024, com possibilidade de cadastros contínuos até o dia 15 de cada mês, permitindo inclusões no catálogo de endereços a partir do mês seguinte.

Acolhimento

De acordo com Renata, os 40 estudantes que estão a caminho representam um número acima da média que a Universidade está acostumada a receber. Isso porque a UFPel está para ampliar a internacionalização na instituição, o que inclui a criação do Housing. Foi realizado um planejamento de mais de um ano para implementação da iniciativa. "A gente visa ampliar e promover um melhor acolhimento porque essa é uma das dificuldades que esses estudantes enfrentam na chegada". A UFPel não dispõe de uma residência para o acolhimento de discentes da pós-graduação. Desse modo, a universidade busca intermediar as relações para que eles tenham acesso a moradias dignas com preços acessíveis.

A internacionalização de Pelotas

Há algum tempo a UFPel busca internacionalizar a comunidade acadêmica e paralelamente o Município. No ano passado, dezenas de alunos de graduação vieram da China para fazer dois semestres na instituição, já no segundo semestre do ano que vem, eles deverão retornar para cursar a pós-graduação. A coordenadora explica que quem convive com os alunos estrangeiros têm contato com diferentes culturas, manifestações religiosas e formas de viver. "A gente consegue ter acesso a tudo isso sem que seja necessário viajar". Assim como os estudantes que chegam, inúmeros saem da UFPel para estudar fora. "Em fevereiro estaremos enviando alunos para a Espanha, Itália, Alemanha, Portugal, Uruguai e China, através dos acordos bilaterais".

Como participar do Housing

A UFPel apenas media a relação entre os alunos e os anfitriões não fazendo parte do contrato. Para os interessados ser um locatário, basta inscrever-se no formulário (https://bit.ly/formulario-housing-ufpel) e acessar o edital (https://bit.ly/edital-housing-ufpel).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cheias trazem prejuízos e más expectativas para a pesca na região Anterior

Cheias trazem prejuízos e más expectativas para a pesca na região

Ministério anuncia mais R$ 27 milhões para saúde de Pelotas Próximo

Ministério anuncia mais R$ 27 milhões para saúde de Pelotas

Deixe seu comentário